O vídeo abaixo mostra meu pai, Renato Solano, surfando em Garopaba no ultimo verão. Este vídeo foi produzido para homenageá-lo no dia dos pais que passou.
Meu pai que hoje tem 58 anos começou a surfar em 2002. Ele pode não ser o melhor surfista do mundo se formos considerar o aspecto performance, entretanto me lembro uma vez que ouvi Gery Lopes dizer que "o melhor surfista do mundo é aquele que se diverte mais sobre sua prancha". Considerando o ponto de vista do Mr. Pipeline, posso dizer que Renato Solano é o melhor surfista do mundo.
Ele pode não ser o mais fissurado, ou aquele que acompanha todas as novidades que acontecem no mundo do surf, mas ele, que aos 50 anos teve sua primeira experiencia sobre uma prancha, soube inserir o surf em sua vida do seu jeito. E isto é SURF! Uma experiência individual e particular.
Não há nada mais gratificante pra mim do que ver a cara de felicidade dele cada vez que sai do mar de cabeça feita com sua prancha. Isso porque, vejo nele um exemplo, um ídolo, um amigo que me ensinou muita coisa na vida. Portanto saber que eu também pude ensinar pra ele uma coisa boa e que deixa ele feliz, me deixa muito feliz.
Por essas e outras razões que se fosse escrever aqui levaria pelo menos uns 20 anos aconcelho que assitam este vídeo, e indiquem para aqueles que acham que surf é para jovens ou para se aprender quando jovem. Afinal de contas, assim como ele serve de inspiração pra mim, ele pode inspirar muitas outras pessoas.
Imagens e edição: Guilherme Solano
Trilha sonora: Charlie Brown Jr. / O Preço